O Portal dos portais de Erechim/RS Sejam Bem-vindos - Welcome - Willkommen - Bienvenidos - Benvenuti - Bienvenue

Portais e Páginas

Daubi Piccoli

 

 

 

Alessandra Ambrósio

Alpha Web (Provedor)

Associação Bellunesi nel Mondo - Erechim

Associação Trevisani nel Mondo - Erechim

Banda Passarela

Câmara de Vereadores

CAOL

C.E.R. Atlântico

Coral Villa-Lobos -JB

Edelbra

EreClic

Erechim Jeep Clube

Extasi

Escola Dom

Escola Marista Medianeira

FAINORS

Gaijin - Comida Oriental

Ginet Provedor

Gianine Luiza

(Etiqueta, Noivas e Festas)

Grupo Chiquito e Bordoneio

Grupo Fotográfico Cultural

Grupo Os Monarcas

Grupo Teatro de Gaiola

Guia Erechim

Hospital de Caridade

Hospital Santa Terezinha

Imagens de Erechim - Passado e Presente

Imigração Vêneta

Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

Itake telecom (Provedor)

JUPEM
(Juventude Polonesa de Erechim)

La Piave FAINORS

Marcelino Ramos

Neurose
(Página da Banda)

News Racer

Orby
(Internet e Design)

PullDown
(Página da Banda)

Prefeitura

Rallye Erechim

SESC - RS

Sindicato

(Dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim)

Unimed

Urbano

URI - Campus de Erechim

V.Oito

Via-RS (Provedor)

Yellow College
(Página da Banda)

Mais...


Jornais

A Região (Erechim)

O Esporte (Erechim)

Boa Vista (Erechim)
Bom Dia (Erechim)
Diário da Manhã (Erechim) 
Voz Regional 
(Erechim e Região)


Revistas

Você (Erechim)

Rádios

Cultura FM (Erechim)

Difusão FM (Erechim)

Erechim AM (Erechim)

Virtual FM (Erechim)

 

TVs

SBT (Chapecó)

RBS TV (Erechim)

Educativa (Porto Alegre)

 

Cinemas

Cine Master

 

Seções

Colunistas

Articulistas/Opinião

Fotos

Notícias

Humor

Links


Blogs e Flogs

Agência MPF

Coma Poeira

EreNews

Escaravelho

Grasy

In Focus by Daniel

Just Ale

Pitt Online

Mais...

 

Jornais do Interior do RS

A Folha Regional 
(Getúlio Vargas e Região)

Diário da Manhã (Passo Fundo)

Diário da Manhã (Carazinho)
O Nacional
(Passo Fundo)

Tapa na Coruja (Getúlio Vargas)

Mais...

 

Jornais do RS

Correio do Povo
Diário Oficial
Jornal do Comércio

Zero Hora

Mais...

 

Jornais do Brasil

Diário Oficial

Jornal do Brasil

Folha de São Paulo

O Globo

O Estado de São Paulo

Senado
Tribuna da Imprensa

Mais...

 

Jornais Internacionais

Brazilian Times
The New York Times (EUA)
The Australian Online (Austrália)
Le Monde (França)

Mais...

 

Revistas Nacionais

Época

Exame

Isto É

Veja

Galileu

Rádios do RS

Atlântida FM
(Porto Alegre)

GaúchaSat (Porto Alegre)

Guaíba 101.3 FM (Porto Alegre)

Mais...

 

Rádios Nacionais

Antena 1 FM (RJ)

CBN (RJ)

Jovem Pan FM (SP)

Nacional 96.1 FM (DF)
Radiobrás
Senado FM (DF)
Terra (Internet)

Transamérica Pop 100.1 FM (DF)

Uol (Internet)

Mais...

 

Rádios Internacionais

BBC (Londres - Inglaterra)

BFN  (Paris - França)

Capital (Roma - Itália)

RTP (Lisboa - Portugal)

Mais...

TVs Nacionais

All TV (SP)

Band News (SP)

Capital (Florianópolis)

Senado (DF)

Mais...

 

TVs Internacionais

BBC (Londres - Inglaterra)

RTP (Lisboa - Portugal)

RAI - San Remo - Festival (Itália)

Mais...

 

Erechim/RS -

  Notícias Diárias de Erechim 

 

Administração Municipal

 

Prefeito diz que falta logística para região sair do isolamento

O isolamento de Erechim e região em relação aos pólos mais desenvolvidos foi o tema abordado pelo prefeito Eloi Zanella na abertura do II Seminário Integrasul (Fórum da Mesomercosul), realizada quinta-feira (27).

Ele criticou a ausência dos governos estadual e federal em projetos de infra-estrutura regional.

Só existe o transporte rodoviário pela BR 153.

A estrada de ferro está desativa e o aeroporto não tem as condições técnicas necessárias para operar com segurança.

Na avaliação dele o desenvolvimento da Mesorregião Sul passa por um aporte maior de recursos e principalmente obras de infra-estrutura em comunicação e transporte.

Pronunciamento

“Na nossa visão de administrador público e de quem tem uma grande experiência desde 1977, e no quarto mandato de prefeito, acumulando experiências, conquistas e decepções, durante esta longa e árdua caminhada, vemos com muito entusiasmo a realização deste II Seminário Integrasul – Juntos construindo novos rumos para o desenvolvimento da região sul.

Isso tem um grande significado para nós de Erechim e região. A grande preocupação dos gestores públicos, dos administradores municipais desta mesorregião que tem as suas deficiências, necessidades e valores, surge quando nos deparamos com o processo desenvolvimento, onde enfrentamos algumas questões que precisam ser resolvidas porque senão o restante ficará apenas na retórica.

No mundo contemporâneo a logística para que se possa criar condições de desenvolvimento em regiões como a nossa, no norte do RS, ela passa ser de fundamental importância das a extraordinária concorrência que nós temos hoje no mercado globalizado.

As distâncias da matéria-prima, o custo do transporte, as deficiências do setor rodoviário, a desativação do setor ferroviário, a dificuldade de trazer uma autoridade para um evento como este, pela falta de condições técnicas do aeroporto para receber uma autoridade com qualquer tempo.

Das deficiências que temos em energia e comunicação, cria um isolamento local mesmo que haja uma integração extraordinária, através do esforço que estamos fazendo com a criação de um plano estratégico de desenvolvimento regional, avaliando as potencialidades que ainda não foram exploradas, identificando como vencer essas resistências para podermos competir em igualdade de condições. Isso se traduz em investimento em infra-estrutura.

Nós já passamos por governos que nos foi dado o direito de discutir onde investir e estabelecer prioridades. Passamos pelo Orçamento Participativo, pela Consulta Popular, e vejam: para uma região de 300 mil habitantes, com 32 municípios nos foi dado menos de 2 milhões de reais por ano para discutir onde colocar esse dinheiro, quando uma das principais obras de integração que é a BR 480 necessitava de 5 milhões para ela para poder concluir um projeto de quase 200 milhões.

Sem considerar que as estradas pavimentadas estão em condições precárias, se deteriorando por falta de investimento tantos as estaduais como as federais. Somos uma região que produz 3 mil de kvts de energia e nada distribui para a região porque entra no sistema nacional. Quando uma indústria de porte pretende se instalar na região a primeira dificuldade é a falta de capacidade energética suficiente para gerar novas riquezas porque o sistema é deficitário. Nós produzimos, mas não usufruirmos.

O sistema de comunicação isola alguns municípios da região, onde 14 deles ainda não tem acesso por estrada asfaltada que é o mínimo que se poderia exigir para se ter acesso. Nós estamos participando deste evento porque aqui está se criando mais uma vez a idéia do associativismo que é a única maneira de reunir esforços e criar a sensibilidade necessária para que se traduza as intenções em atos concretos e ações concretas. O que nós precisamos na verdade são latitudes.

E que é administrador público sabe que prioridade se dá ao orçamento prioridade se dá ao orçamento colocando recursos para aquilo que se quer fazer.

Enquanto esses recursos não forem alocados e os projetos sejam efetivamente realizados nós continuaremos numa região com enormes dificuldades. Não é preciso que se fique pobre par receber apoio, é preciso receber apoio para não ficar pobre. Esta é a grande luta dos administradores públicos. Nós sabemos fazer, mas precisamos da infra-estrutura que são os grandes investimentos estaduais e federais atinjam também as nossas regiões.

Que não fiquem concertadas na região metropolitana ou em eixos privilegiados como temos no RS. Basta ler pelas informações estatísticas que o IBGE fornece, para saber aonde acontecem as grandes evasões das bases intelectuais. Os nossos jovens que são o grande patrimônio intelectual produtivo que nós temos, estão saindo dos municípios e se deslocando para os grandes centros.

Erechim recebe mais do que pede, mas a região como um todo recebe muito menos do que pede. E é este patrimônio que está indo embora. Quem sai? Sai aquele que tem sonho, aquele que é empreendedor, aquele que quer vencer na vida, sai aquele que não é acomodado. Então nós perdemos muito mais do que o próprio capital. Esta é a região que nós estamos vivendo hoje.

Uma região que precisa ser resgatada com investimento e com os olhos de quem quer efetivamente interiorizar e fazer a inclusão, porque não se faz inclusão com quem não pode ser incluído. Os municípios não têm mais capacidade de investir. E eu afirmo com a autoridade de quem foi prefeito logo após a Constituição de 1988 que aumentou significativamente a receita dos municípios e quem foi prefeito até 1992 como é o nosso caso, sabe o quanto tínhamos potencial de investir em obras e serviços públicos.

Hoje nós estamos recebendo menos do que recebíamos e foi transferida toda a responsabilidade da saúde e da educação e na ação social do cidadão. E não houve ação correspondente do governo federal. Deixamos de investir 25% do orçamento para passarmos a investir hoje apenas 8% do orçamento das prefeituras. Estamos impotentes para dar conta, mesmo associando os recursos próprios, até porque não temos mais de onde tirar a receita própria.

Então nós precisamos que se faça sim, uma grande revisão nessa distribuição tributária, onde quase 50% do que se arrecada não é imposto e não é partilhado com os municípios. Daquilo que é partilhado, apenas 14% vem para o município, 26% para o governo estadual e 60% para fica com o governo federal.

E ai está a grande fonte financiadora para criarmos infra-estrutura, para criarmos logística que nos permita com o potencial que nós temos, com a formação que nós termos, com a vontade que nós temos, com a vontade que nós temos, com a necessidade que nós temos e com os associarmos, fazer também fazer uma logística capaz de nos igualar com a proximidade dos mercados, manter nos nossos municípios a capacidade investir e, então tirarmos os municípios e a região de uma situação que está nos excluindo do processo de desenvolvimento a nível nacional e internacional.

Faço essa provocação porque nós estamos num fórum e este e ele tem que questionar, tem que tirar conclusões e este fórum tem que sair daqui com uma decisão. Somos associativistas então vamos nos associar, mas é preciso que também o governo se associe ao nosso sonho e a nossa vontade de sermos iguais num pais que tem se desenvolver em igualdade de condições”.

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

UBS do Bairro Atlântico atenderá seis mil pessoas

Dentro das comemorações, “Erechim 89 Anos – Cidade dos Povos”, o Prefeito Eloi Zanella, inaugurou na noite de ontem (26), uma moderna e bem equipada Unidade Básica de Saúde.

Fotos: Marcos Castro

Trata-se da UBS Dr. Sérgio Fabris, onde foram investidos pelo Governo Municipal, R$191.380,35 para sua construção, mais R$ 75 mil reais em equipamentos.

A estimativa é que esta UBS atenda cerca de seis mil pessoas, dos núcleos Atlântico, Redenção, Alvorada e Loteamento Maria Clara, que a partir de agora, não precisarão se deslocar às UBS’s Centro, Estevan Carraro e São Vicente de Paulo, para atendimento.

A Unidade Básica de Saúde contará com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem; salas de vacina, nebulização, curativo, coleta de material, de preparo e esterilização de material; setor administrativo; sala de reuniões para 40 pessoas; além de cozinha e lavanderia. Também fazem parte da infra-estrutura desta UBS o cercamento de toda a área, passeios e projeto paisagístico.

O atendimento nesta unidade será feito por uma equipe completa do PSF – Programa de Saúde da Família, composta pelos seguintes profissionais: Médico Michelangelo Zordan Franceschi, Enfermeira Teresa Lopes, Técnico de Enfermagem Sueli Marques e Adriana Danbrós, Auxiliar de Enfermagem Cleci Strapasson, Dentista Francine Todescatt, Auxiliar Administrativo Tatiane de Andrade e Auxiliar de Limpeza Ivanilde Zucchi. Ainda conta com os Agentes Comunitários de Saúde Loreci Maia, João Carvalho, Cledir Gomes, Jenifer Lussani, Mariza Vicentini e Celiane Baú.

A UBS Atlântico esta estruturada dentro das normas e padrões determinados pelo Ministério da Saúde, para atender a comunidade com responsabilidade e qualidade.

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

Homenagem marcou a inauguração da UBS do Bairro Atlântico

A solenidade de inauguração da UBS Dr. Sérgio Fabris, foi marcada por muita emoção. Num primeiro momento o Prefeito Eloi Zanella e a Primeira Dama Linir Zanella, fizeram uma homenagem ao primeiro bebê atendido pelo Programa Nana Nenen, na UBS Dr. Sérgio Fabris.

Fotos: Marcos Castro

Guilherme Ariel Todescat, filho de Rodrigo e Marinice Todescat, recebeu uma muda de árvore, que será plantada em sua casa e irá acompanhar seu crescimento.

Em seguida a Secretária de Saúde, Gelcy Munaretto salientou que a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde no município demonstra o comprometimento do Governo Municipal com a saúde da comunidade.

“Hoje é um momento muito especial para a área de saúde do município de Erechim, principalmente para este bairro. Sinto-me orgulhosa em fazer parte deste momento, pois tenho um carinho muito grande pela comunidade do Bairro Atlântico, da qual sou madrinha da Associação de Moradores, e ainda mais, por homenagearmos na noite de hoje, o sempre lembrado Dr. Sérgio Fabris, que foi o primeiro secretário de saúde do município, dando a esta UBS o seu nome”.

Já o Presidente da Associação de Moradores Odair Grando, parabenizou o Prefeito Zanella e o Vice-Prefeito Tirello, por acreditarem e investirem no Bairro Atlântico. Ele também solicitou aos moradores que auxiliem a preservar a Unidade Básica de Saúde, que esta bem equipada e contará com uma equipe completa para atender a comunidade.

Em nome dos familiares do Dr. Sérgio Fabris, esposa Gessi, e filhos Leandra, Sérgio Junior e Erik, Leandra Fabris agradeceu emocionada à administração municipal pela homenagem, destacando que a família Fabris recebeu com alegria e orgulho a distinção.

“Meu pai foi o primeiro secretário de saúde de Erechim. Ele sempre achou que a saúde tinha que ser básica, descentralizada. Hoje então esta UBS, tantos anos depois, é um exemplo de o que ele dizia estava certo, que a saúde começa com saneamento, com uma boa educação na escola, com práticas saudáveis de vida. Em nome de nossa família eu agradeço sinceramente por esta comunidade do Bairro Atlântico que aceitou a indicação do Executivo de fazer esta homenagem ao meu pai. Que aqui seja uma casa de saúde, de multiplicação de saúde, de esperança, e de que dias melhores virão”.

O Prefeito Eloi Zanella falou sobre a justa homenagem ao Dr. Sérgio Fabris, primeiro secretário da saúde do município de Erechim. “Eu melhor do que ninguém conheci os seus sonhos, suas aspirações e acima de tudo o seu projeto de saúde. Na época, nós iniciamos a organização da municipalização da saúde com o Dr. Sérgio Fabris, e ele tinha na sua memória, uma idéia muito clara do que se pretendia em termos em saúde pública, o princípio que nós do Poder Público tínhamos que investir muito e maciçamente na prevenção da doença, e isso passava pela descentralização do processo, pela reativação de um programa de saúde pública que já havia sido abandonado a muito tempo pelo Governo do Estado, que era a criação das unidades descentralizadas. Tenho a certeza que se Sérgio Fabris estivesse entre nós, seria uma pessoa extremamente feliz, por ver na inauguração da décima primeira Unidade Básica de Saúde, a realização e concretização de seu sonho, não pela quantidade mas pela qualidade que esta se oferecendo hoje”.

Em seguida foi descerrada a fotografia do Dr. Sérgio Fabris, pelo Prefeito Eloi Zanella, Secretária de Saúde Gelcy Munaretto, e familiares do homenageado Gessi, Leandra e Sérgio Fabris Junior, inaugurando oficialmente a Unidade Básica de Saúde.

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

 

Prefeito Zanella destacou que o município investe muito em saúde

Em seu pronunciamento na inauguração da UBS Dr. Sérgio Fabris, a décima primeira construída no município, o Prefeito Eloi Zanella, em tom de desabafo, rebateu algumas críticas direcionadas ao serviço de saúde feitas esta semana.

Foto: Marcos Castro

Ele salientou que em nenhum momento da história de Erechim se fez e investiu tanto em saúde.

“Desde que assumimos a Prefeitura Municipal em 2001, muito se fez e se esta fazendo na área de saúde.

No Programa de Saúde da Família, que é do Governo Federal é verdade, mas que só se realiza porque o município investe.

Cada PSF recebe R$3.800,00 do Governo Federal e mais R$2.200,00 do Estado, que não vêm desde 2004, mas cada PSF nos custa em torno de R$18.000,00, esta diferença de R$14.000,00, então quando a gente vê o governo fazendo propaganda do Programa de Saúde da Família, vocês lembrem que ele existe porque o município o faz, porque o município investe”.

Zanella disse que além do PSF, o município investe na construção de UBSs, na manutenção, treinamento e funcionamento das equipes. “Hoje nós temos oito PSF no município, começamos com dois, quando assumimos em 2001.

Quando nós assumimos tinham 26 Agentes Comunitários de Saúde, hoje nós temos 63. Quando assumimos eram oito Unidades Básicas de Saúde, hoje são onze e ampliamos as existentes porque não atendiam mais a demanda. Tinham 170 funcionários que trabalha na área da saúde, hoje são 323 funcionários vinculados a Secretaria Municipal da Saúde. Porque eu passo estas informações, porque eu tive o desprazer de ouvir hoje, duas pessoas iminentes, uma que foi secretária de saúde, e outro que dizem que é um comentarista político, evidente que não são do meu partido, nem do Tirello, dizendo que não se faz absolutamente nada em saúde a ação social no município. Que é uma barbaridade o que acontece no município de Erechim. Só que eles esquecem que nós trabalhamos com números e indicadores, temos transparência administrativa, e nunca se fez tanto”.

Eloi Zanella completou dizendo que o município atende anualmente cerca de 300 mil pessoas por ano nas Unidades Básicas de Saúde do município, mais 160 mil pessoas no Pronto Socorro do Hospital Santa Terezinha.

“Somente na distribuição gratuita de medicamentos são investidos 800 mil reais por ano. Sem considerar os atendimentos da média e alta complexidade, que são responsabilidade do Estado, mas que nós fazemos, porque senão as pessoas morrem esperando pelo atendimento. Esta se fazendo muito mais do que é da responsabilidade do município que é a atenção básica. Nunca deixamos de investir e continuamos investindo porque os projetos não param por aí. E vocês são testemunhas, não se ouviu mais queixas de atendimento, não se ouviu mais queixas de filas, a não ser uma que marcaram na frente da Secretaria de Saúde, que eram as pessoas que o Estado deveria atender em alta complexidade, e que nós resolvemos atender porque a demanda era muito grande e que a partir do momento que começamos a atender, aumentou gradativamente o número de pessoas que queriam e se fazia o agendamento uma vez por mês, e que agora fazemos todos os dias. Essa é a realidade que se tem hoje na área de saúde”.

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

 

Loteamento Amanhecer será entregue à comunidade no sábado

O Governo Municipal inaugura neste sábado, dia 28 de abril, às 10 horas, o Loteamento Amanhecer, composto por 88 lotes urbanizados, com infraestrutura de calçamento, luz e água.

Fotos: Érico Martins

Na oportunidade os mutuários receberão a escritura pública do terreno, com a casa devidamente averbada e registrada no Cartório de Registros de Imóveis.

A programação “Erechim 89 Anos – Cidade dos Povos”, continua à tarde, com o acendimento da Chama Crioula Itinerante da Semana Farroupilha, àss 15 horas, no Desvio Giaretta.

No domingo às 9 horas, acontece na Praça Jaime Lago, a largada da XV Rústica Cidade de Erechim.

No Complexo Mariga, será realizada a V Copa Erechim de Montain Bike, com inicio previsto para as 9 horas.

O 27º Encontro dos Reservistas, com culto à bandeira, esta marcado para as 10 horas, no Edifício Durli Business Center.

Logo em seguida acontece o tradicional desfile dos reservistas na Av. Maurício Cardoso.

No dia 30 de abril, aniversário do município, as atividades iniciam às 8 horas, na Praça da Bandeira, com pronunciamento do Prefeito Eloi Zanella e hasteamento de bandeiras. Às 10 horas, no Bairro Atlântico, será feita a entrega oficial do prédio de Educação Infantil, da Escola Municipal Luiz Badalotti.

A programação de aniversário encerra às 20 horas, no Centro Cultural 25 de Julho, com homenagem à cidadã Delésia Catina Szlachta, pelo exemplo de vivência “Juntos Fazemos Mais”, e Concerto de Aniversário do Município, com a Orquestra de Concertos de Erechim.

----------------------------------------------------------

Limpeza em Monumentos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Setor de Limpeza Pública está realizando uma limpeza especial, através de pintura e reparação de lixeiras e monumentos localizados em praças e locais públicos.

A iniciativa faz parte do projeto deflagrado nas comemorações dos 89 Anos de Erechim, com o objetivo de resgatar e valorizar estes monumentos, construídos muitas vezes por artistas anônimos, ou pela iniciativa de pessoas, entidades e instituições.

O projeto teve inicio neste mês e será desenvolvido até o final do ano, numa ação que pretende valorizar os monumentos que acompanham o desenvolvimento do município, nestes 89 anos de história.

Foto: Assecom/PME

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

 

Corrida mais tradicional da região será no domingo

Há Quinze anos ininterruptos uma das provas mais tradicionais do Sul do País, a XV Corrida Rústica Cidade de Erechim, traz novamente ao município, atletas da elite Sul Brasileira de Corridas de Rua. Atletas do Centro e Oeste do Brasil também estão sendo esperados para concorrer aos R$3.600,00 de premiação.

Foto: Assecom/PME

Como atletas favoritos no Masculino estão os nomes de Claudir Rodrigues de Santa Maria, Tri Campeão da Maratona de Porto Alegre, Campeão da Prova de 10 KM da Maratona de Curitiba e representante brasileiro gaúcho no Mundial de Maratonas, porém, Claudir terá a concorrência de atletas como Glênio Barbosa, de Santo Ângelo, José Pazatto, de Santa Maria e atletas fortíssimos de SC e PR.

Rosa Jussara Barbosa de Passo Fundo será a grande favorita no feminino, mas Luciana da Luz, de Santo Ângelo, Elenir Stropper da Silva e Sabine Letícia Hetling, ambas de Porto Alegre, estão competindo forte ultimamente, sem falar que as gêmas Alina e Lígia Karvoski, de Blumenau, vem com força para o desafio.

Junto a corrida em comemoração ao aniversário do município, haverá o Desafio de Academias Franco Giorgi de Corrida de Rua, prova que vem dando impulso a participação erechinense amadora nesse esporte.

A Corrida Rústica Cidade de Erechim é uma Promoção da Prefeitura Municipal de Erechim, com organização da SMCET/CMD e CORRE, possui o apoio da URI Campus de Erechim através do Curso de Educação Física, Academia Body Center, Academia Boa Forma e HortiFruti Tamaninini.

A Comissão Organizadora formada pela Guarda Municipal de Trânsito, Brigada Militar de Erechim, Prefeitura Municipal de Erechim através da SMCET/CMD e CORRE Clube dos Corredores de Erechim alerta os motoristas que um lado das Avenidas Mauricio Cardoso, Sete de Setembro e Bento Gonçalves estarão fechadas das 8:30 às 10:30 da manhã de domingo. Os lados correspondentes a posição da Prefeitura Municipal de Erechim e da URI Campus de Erechim para cima e para baixo, mais precisamente.

Haverá a possibilidade de atravessamento de um lado ao outro da cidade pelas avenidas principais, porém, somente um lado das avenidas ficarão disponíveis ao trânsito no sentido Ypiranga/Altos da Maurício.

É recomendável que os motoristas descem e subam o centro da cidade pelas ruas paralelas como: Aratiba Silveira Martins, Valentim Zambonato e Pedro Álvares Cabral. Haverá alternância de passagem de um lado ao outro da cidade pelas avenidas principais, num momento passando carros noutro momento atletas e vice versa. Não será possível transitar paralelamente aos atletas no lado das avenidas ocupados pelos mesmos.

Participe, as inscrições custam R$ 10,00 e podem ser feitas até às 8:00 de domingo, na Praça Jaime Lago, onde também acontece a concentração da prova com Largada às 8:30 da Categoria Infantil e 9:00 Adulto.

----------------------------------------------------------

Capacitação de Agroindústrias

As agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participaram nos dias 17, 18 e 19 de abril, de uma importante capacitação, promovida pala Prefeitura de Erechim em parceria com o Sebrae.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Mantovani, o curso “Trabalhando Alimentos com Segurança”, com 16 horas/aula, foi ministrado pelo consultor Álvaro Lopes Dias, e atingiu 95% dos estabelecimentos registrados em Erechim. “O curso teve como objetivo fornecer aos manipuladores de alimentos das agroindústrias, informações sobre condições básicas na obtenção de produtos com higiene e qualidade, visando a padronização de processos e a saúde pública”.

-----------------------------------------------------------------

Operação Integrada:

 

Apreensão de produtos de origem animal sem inspeção sanitária

Na última semana uma Barreira Sanitária coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Brigada Militar e Fiscalização da Receita Estadual, aprendeu diversos produtos de origem animal sem inspeção - 60 litros de leite, 25 kg de queijo, 15 Kg de carne de frango, e 60 Kg de resíduos de origem animal.

Foto: Assecom/PME

Estes produtos seriam comercializados em vários pontos da cidade e não apresentavam condições mínimas de higiene e procedência, portanto foram inutilizados na graxaria de um frigorífico do município.

Na ocasião os técnicos fizeram também um trabalho de conscientização aos consumidores, transportadores e comerciantes de alimentos, sobre os perigos à saúde do consumo de alimentos sem inspeção e procedência.

“O principal benefício desse trabalho é o alerta à população quanto ao consumo de alimentos sem inspeção, que podem colocar em risco a saúde de toda a família, sendo assim o consumidor o principal fiscal destes produtos”, salienta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Mantovani.

----------------------------------------------------------


Prefeitura irá contratar dois digitadores por tempo determinado

Estão abertas até o dia 30 de abril, na Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, as inscrições para contratação por tempo determinado, através de processo seletivo simplificado, dois digitadores.

Para se inscrever o candidato deve ter curso de técnico em processamento de dados e experiência mínima de um ano. O salário é de R$600,00 para 40 horas semanais.

O sorteio público será realizado no dia 03 de maio, às 10 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, que fica na Rua Domingos Zanella 104.

----------------------------------------------------------

Erechim 89 Anos:

 

Instalações do CRCA foram entregues a comunidade

O Vice-Prefeito, Luiz Antonio Tirello, entregou oficialmente à comunidade, nesta quinta-feira (26), as novas instalações do Centro de Referência da Criança e do Adolescente – CRCA, localizadas no Bairro Progresso.

Fotos: Vitor Smaniotto

A solenidade, que integra a programação “Erechim 89 Anos – Cidade dos Povos”, foi prestigiada por autoridades, representantes de entidades e instituições assistenciais, comunidade e alunos que freqüentam o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

De acordo com o Secretário de Cidadania e Habitação, Nelso Leite, as instalações serão utilizadas pelas crianças e jovens do PETI, programa que foi implantado em 2001, com o objetivo de resgatar e dar oportunidade às crianças e adolescentes que se encontravam em situação de trabalho infantil, tais como, coleta de materiais recicláveis no aterro sanitário e pelas ruas do município, venda de doces, engraxates e trabalho doméstico.

“Estas crianças e adolescentes são atendidas na jornada ampliada, de segunda a sexta-feira, no período contrário ao da escola, onde realizam atividades em oficinas de reforço escolar, artes, cidadania, esportes, canto e dança, além de receberem uma alimentação balanceada.

O principal objetivo do PETI é resgatar a infância, o lúdico e proporcionar um lugar de acolhida e segurança para que os pais tenham convicção de que seus filhos estão sendo bem cuidados enquanto eles estão no trabalho”.

Representando todas a mães com alunos inscritos do programa, Zenira Lopes, agradeceu ao Governo Municipal por atender de forma exemplar as crianças e adolescentes do município.

“Eu tenho três filhos atendidos pelo PETI. Antes deste programa, quando eu tinha que trabalhar no aterro sanitário, não tinha com quem deixar as crianças, ou eu levava junto, ou elas ficavam pelas ruas do bairro. Agora eu fico tranqüila, pois sei que aqui elas são bem atendidas, participam de diversas atividades, ganham lanche e se tornaram mais alegres e responsáveis”.

Juliano Bastos falou com o coração em nome de todos os alunos, dizendo que fica muito contente em participar do programa e que considera o PETI a sua segunda casa. “Aqui eu tenho muitos amigos e aprendi muitas coisas com os professores. É a minha casa”.

Já o Vice-Prefeito, Luiz Tirello, salientou que o programa realiza um trabalho integrado com as famílias na busca de uma melhor qualidade de vida para todos.

“Nossa administração busca em primeiro lugar valorizar as pessoas. Esta obra é muito importante para nós. O Bairro Progresso nunca foi esquecido pela administração municipal, muito pelo contrário. Não estamos aqui para cobrar nada, apenas que vocês queiram um futuro melhor, com oportunidades para seus filhos. É por isso que investimos em projetos sociais, em educação, saúde e cidadania, valorizando as pessoas”.

(28.04.2007)


Fonte: Assessoria de Imprensa

(Keise Fernando Terribile - Jornalista - Reg. 9659DRT/RS)

 

Editoria

 

Veja também os arquivos da

Página de Notícias Diárias de Erechim do Portal Daubi Piccoli


Para voltar ao ClicErechim, de qualquer página, clique na seta no canto superior esquerdo de sua tela, de acordo com o modelo abaixo:

 

Para incluir seu site neste portal, basta enviar o endereço para: 

editoria@clicerechim.com.br 

 

Para anunciar neste portal, solicite orçamento pelo e-mail

publicidade@clicerechim.com.br 


  Buscadores  

 

 


  Links  

(A/Z)

ABC Digital - Notícias do RS em Brasília

AME - Fundação Mundial de Ecologia
World.s Ecology Foundation

Associação República e Laicidade
(Brasil)

Associação República e Laicidade
(Portugal)

Banrisul

Bibliotecas do Mundo

Capes

Charges.com.br

Coluna Social Daubi Piccoli

Conjugador de Verbos

CPF
(Declaração Anual de Insento)

Domínio Público

Enciclopédia Titânica

Famurs

Gazzag

Gazeta de Cotia

IPE
(Instituto de Previdência do Estado - RS)

Jornais do Mundo

Jornal do Senado

Launch
(Música - Rádios e Vídeoclips)

Lendas e pulhas da Internet (Hoaxes)

Link Cultural

Malvados

Mídia Sem Máscara

Observatório da Imprensa

Olivier Anquier

Orkut

Página do Radicci
(Iotti)

Projeto Genoma da Música

Programa do Jô

República Federativa do Brasil

Rondônia ao Vivo 

Skype

STR - Sociedade da Terra Redonda

Tele-Listas

The Allan Sieber Talk to Himself Show!

Transliteratura

Tiras Nacionais

Universidades no Brasil

Wikipédia

You Tube

(Filminhos caseiros)


 

 

Design by Daubi Piccoli Publicidade - Fone (54) 3321-6226


Copyright© 2007 - Freund & Piccoli Corp.
Todos os direitos reservados (All Rights Reserved)